Até 25/10, a Carpintaria (RJ) recebe a mostra “Wanda Pimentel – Percurso em Preto e Branco”, com desenhos inéditos da série Animais.
Primeira mostra após seu falecimento no Rio
De 16 de agosto a 25 de outubro de 2025, a Carpintaria, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, apresenta “Wanda Pimentel – Percurso em Preto e Branco”, a primeira exposição da artista em sua cidade natal desde sua morte, em 2019.
A mostra reúne pela primeira vez a série Animais, um conjunto de desenhos em preto e branco realizados entre 1965 e 1967, nos primeiros anos da carreira da artista.
A série Animais
Com traços vigorosos e paleta restrita, Wanda retratou besouros, cangurus, tatus, tartarugas, morcegos, girafas, corujas e macacos. Algumas figuras são reconhecíveis, outras inventadas, sempre em meio a emaranhados gráficos e rabiscos pulsantes.
Essas obras revelam uma fase experimental e caligráfica, marcada pela ocupação intensa da superfície do papel — em contraste com a produção posterior, geométrica e de espacialidade rigorosa.
Para a historiadora da arte Vera Beatriz Siqueira, em ensaio para a mostra:
“Em Wanda, os animais parecem afirmar a base gráfica e a posição central conferida à linha, ao mesmo tempo que anunciam a questão temática e plástica do ‘envolvimento’, das relações entre criaturas, objetos e seus ambientes — centrais em seu trabalho”.


Relevância internacional
Parte da obra de Wanda Pimentel vem recebendo destaque em instituições de prestígio. Sua tela da série Envolvimento (1969) foi incorporada ao acervo do MoMA em Nova York e exibida em 2024 na mostra Vital Signs: Artists and the Body. Atualmente, a artista também integra a exposição Pop Brasil: Vanguarda e Nova Figuração, 1960-70, na Pinacoteca de São Paulo.
Sobre a artista
Nascida no Rio de Janeiro em 1943, Wanda Pimentel construiu uma linguagem marcada por formas geométricas rígidas, superfícies lisas e crítica sutil ao isolamento social e político durante a ditadura militar. Embora associada à Pop Art, sua produção se distancia do tom celebratório, carregando ambiguidade e densidade crítica. Suas obras integram acervos de grandes museus, como MoMA (Nova York), MASP (São Paulo), MALBA (Buenos Aires), MAC Niterói e MAM Rio.
Serviço – Wanda Pimentel: Percurso em Preto e Branco
Período: Até 25/10/2025
Visitação: terça a sexta, das 10h às 19h | sábados, das 10h às 18h
Local: Carpintaria – Rua Jardim Botânico, 971, Rio de Janeiro
Informações: fdag.com.br | Instagram: @carpintaria.rj


