Projeto gratuito com mulheres cis e trans une arte, sustentabilidade e economia circular para promover autonomia e geração de renda.
Vinte e cinco mulheres de Cerquilho, no interior de São Paulo, estão participando de uma oficina gratuita de estamparia artesanal em tecidos e produção de estêncil. O projeto é inédito e fomenta a cultura do upcycling, estimulando as participantes a reutilizar materiais descartados na criação de peças exclusivas.
A ideia é fortalecer a economia criativa e reforçar a importância da sustentabilidade na produção artística e comercial.
Projeto chega a outras cidades
O projeto foi viabilizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, através do PROAC/ICMS. O público-alvo são mulheres cis e trans de baixa renda.
- Em Cerquilho, o curso vai até o dia 6 de junho, com apoio da Secretaria do Trabalho.
- O projeto será levado também para Campinas e Lençóis Paulista, com 25 alunas por cidade.
- As datas e aberturas de inscrições ainda serão divulgadas.
As oficinas contam com 40 horas de formação.
Técnica de estêncil aplicada à economia circular
O stencil é uma técnica versátil para criar e reproduzir desenhos com precisão e repetição. Utiliza-se tinta por cima de moldes vazados — de papel, plástico, acetato ou metal — para aplicar estampas em tecidos.
A técnica é comum em serigrafia e personalização de produtos, e permite que o mesmo design seja replicado diversas vezes com consistência.
Formação técnica com foco em empreendedorismo
A proposta vai além do ensino técnico. As participantes terão também aulas de empreendedorismo e noções de gestão para pequenos negócios, com o objetivo de que possam comercializar a própria produção.
O foco é criar oportunidades reais em comunidades com restrito acesso à cultura e ao mercado de trabalho.
Realização e impacto social
A iniciativa é da Frida! Produtora Cultural, que há 14 anos promove ações sociais para levar arte e empreendedorismo a áreas de vulnerabilidade social.
No fim das oficinas, as peças produzidas serão reunidas em uma exposição comunitária aberta ao público. A produção também será apresentada em um site interativo, que disponibilizará uma videoaula, ampliando o alcance da iniciativa.
“A periferia é um local de muita potência, inteligência e criatividade na resolução de problemas. O empreendedorismo é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento desses locais, promovendo soluções eficazes a partir do protagonismo de seus próprios moradores”, destaca Ana Silvia Forgiarini, da Frida!.
Patrocínio da Desktop reforça compromisso com equidade
A ação conta com apoio exclusivo da Desktop, empresa de telecomunicações eleita a melhor internet do Estado de São Paulo.
“Quando aliado a técnicas artísticas e à inclusão digital como ferramentas de desenvolvimento social, ele se torna um caminho potente para a promoção da equidade de gênero, que fortalece a autonomia econômica e valoriza a criatividade. Queremos estar ao lado de iniciativas que ampliem oportunidades e deem visibilidade aos talentos presentes nas comunidades”, destaca Érica Palhares, especialista em ESG da Desktop.




