Em 23 de maio comemora-se no país o Dia da Bordadeira. Com soluções acessíveis e modernas, a Brother Brasil impulsiona empreendedoras que fazem do bordado personalizado uma fonte de renda e realização profissional
Com o avanço das tecnologias de personalização, o bordado ganha cada vez mais espaço como fonte de renda e criatividade. O que antes era uma atividade 100% manual, hoje conta com equipamentos modernos que otimizam tempo, garantem precisão e potencializam a produção — sem perder a delicadeza e a autenticidade que sempre marcaram essa arte.

Sabrina Avellar é prova de que a tecnologia agrega valor às peças. Para o filho recém-nascido, ela personalizava os itens do enxoval à mão, além de atender algumas encomendas no segmento de maternidade. Mas com o tempo percebeu a necessidade de algo mais sofisticado e passou a terceirizar o bordado. Em apenas dois meses, ela notou que o investimento nessa terceirização seria o mesmo que comprar o seu próprio equipamento.
“O valor que eu pagava para terceirizar o bordado eu conseguia pagar as parcelas da minha própria bordadeira, porque com a personalização em bordado eletrônico minhas encomendas começaram a aumentar, e meu trabalho a ser conhecido por pessoas de fora do meu ciclo de amizade”, conta.
Hoje o bordado é sua principal fonte de renda, além de ser sua realização profissional. “Depois que eu comprei a minha bordadeira e comecei a fazer todo o processo de bordado do meu jeito, o ateliê cresceu mais ainda. Dois anos depois de adquirir a primeira máquina, da marca Brother, eu comprei o segundo equipamento, que me acompanha até hoje. Quando me dei conta, eu já estava programando minhas próprias matrizes. Atualmente, além de bordar e ter um site de venda de matrizes de bordado, também sou professora de bordado, com mais de 500 alunas dentro e fora do Brasil”, explica.

Os equipamentos adquiridos por Sabrina são da Brother, referência nacional em soluções de costura e bordado. A empresa acompanha de perto a transformação que os profissionais do setor sentem no dia a dia, com equipamentos que aliam tradição e inovação. Tendo a tecnologia como uma ferramenta que democratizou o acesso ao bordado de qualidade, a marca abre espaço para novas oportunidades de negócios no segmento, atendendo desde o público iniciante até empreendedores em escala.

Suas máquinas de bordar possuem diferenciais que elevam o nível da produção e ampliam as possibilidades criativas, como por exemplo, imagens e fontes na memória, iluminação em led, cortador de linha automático, porta USB e conexão wi-fi; alguns modelos têm, ainda, tela touch, suporte de aplicativos que permitem o envio de matrizes diretamente para a máquina, além de softwares de edição de bordado. A máquina utilizada por Sabrina tem também o diferencial de passador de linhas também automático – o que, segundo ela, proporciona uma grande agilidade no trabalho, resultando em avessos mais limpos.
Sabrina é um exemplo do quanto o mercado tem respondido positivamente à evolução do setor, principalmente com o foco da personalização. Um estudo da Deloitte aponta que 36% dos consumidores preferem adquirir produtos customizados, reforçando o bordado como diferencial competitivo e atrativo de mercado. Assim, peças bordadas têm ganhado destaque em enxovais, uniformes, brindes corporativos, moda autoral e artigos exclusivos – tornando-se um nicho amplo e próspero de mercado.
“A personalização tem crescido demais e os recursos tecnológicos vêm para agregar ainda mais valor no atendimento a essa demanda. Mecanismos como conexão Wi-Fi, fontes e desenhos embutidos, ajuste automático de pontos, corte e recolhimento automático de linhas facilitam a produção. Para mim, essas características são determinantes na otimização do processo. E foi graças a muito trabalho árduo, dedicação e à escolha dos equipamentos certos que o bordado me proporciona até hoje conquistas que eu jamais imaginava, como a minha casa própria, por exemplo”, comenta Sabrina.


