Ícone do site Amor pela casa

Cantinho de leitura: tendência no décor residencial

Antes do arquiteto Bruno Moraes planejar o espaço, os moradores revelaram a magnitude do acervo que desejam expor no projeto. Desta forma, o profissional conseguiu dimensionar o tamanho certo da estante. No ambiente, além de uma poltrona, um pequeno sofá, com aspecto clássico, é outra opção a ser desfrutada | Projeto: BMA Studio | Crédito: Guilherme Pucci

Descubra como criar cantinhos de leitura e descanso acolhedores, com dicas de arquitetos para transformar qualquer espaço em refúgio.

Cantinhos de leitura: inspiração para relaxar em casa

Muito além de uma tendência

Os cantinhos de leitura e descanso conquistaram espaço nos projetos de interiores por unirem funcionalidade e acolhimento. Mais do que ambientes para folhear um livro, são refúgios de desconexão dentro de casas e apartamentos, perfeitos para relaxar e renovar as energias.

Como escolher o espaço ideal

Segundo o arquiteto Bruno Moraes (Studio BMA) e as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini (Paiva e Passarini Arquitetura), esses ambientes podem ser criados a partir de áreas sem função definida.

Seja em uma sala, dormitório ou varanda, basta investir em uma poltrona confortável, iluminação adequada e elementos decorativos para compor um espaço intimista.

Nesse projeto de apartamento, o arquiteto Bruno Moraes, do BMA Studio, elegeu o recuo da varanda para idealizar esse espaço. Uma generosa e confortável poltrona, com direito ao apoio para os pés, é iluminada pela luz natural do fechamento de vidro e, à noite, a luminária de piso fica fácil para ser acionada. Os vasos cerâmicos com plantas contribuem com seu toque natural | Crédito: Guilherme Pucci

Livros e memórias à mostra

Uma dica valiosa é deixar coleções de livros aparentes, que enriquecem a atmosfera e reforçam o caráter pessoal do ambiente. Objetos afetivos, como lembranças de viagem ou itens de família, também ajudam a transformar o espaço em um verdadeiro retrato do morador.

Conforto em primeiro lugar

Para que o espaço cumpra sua função, ergonomia e conforto são indispensáveis. Além de evitar problemas físicos, esses cuidados garantem que o ambiente seja um convite ao relaxamento.

Visto desde a entrada no apartamento, o arquiteto Bruno Moraes idealizou o cantinho com a clássica poltrona, uma luminária de piso e um banquinho que faz as vezes de mesa de apoio | Projeto: BMA Studio | Crédito: Luis Gomes

Autenticidade no décor

De acordo com os arquitetos, o mais importante é que o cantinho reflita o estilo e a personalidade dos moradores. A escolha de móveis, cores e texturas deve criar uma atmosfera acolhedora e autêntica, seja em áreas externas ou internas.

Sobre o BMA Studio

Com mais de 19 anos de experiência, o arquiteto Bruno Moraes fundou o BMA Studio em 2017, evoluindo sua atuação em projetos residenciais, reformas e espaços comerciais.
Reconhecido pela inovação e pelo olhar funcional, o escritório já participou de mostras como a CASACOR São Paulo e foi premiado pela VEJA São Paulo. Entre seus clientes estão empresas como Volkswagen, Arauco e Tecban.

O estúdio também conta com um aplicativo próprio para gestão de obras, reforçando a integração entre arquitetura, execução e tecnologia.

Sair da versão mobile