Ícone do site Amor pela casa

CASACOR São Paulo encerra 38ª edição com recorde histórico de público

Crédito: Bia Nauiack

A 38ª edição da CASACOR São Paulo chegou ao fim estabelecendo um novo marco na história do evento: 130 mil visitantes passaram pela exposição ao longo de 10 semanas.

Realizada pela primeira vez no Parque da Água Branca, patrimônio histórico da capital paulista, a mostra transformou o espaço em um verdadeiro epicentro de arquitetura, design e cultura, reafirmando sua posição como a principal exposição de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas.

A mudança de endereço proporcionou uma integração inédita entre natureza, patrimônio histórico e criatividade contemporânea. “Essa edição foi muito marcante para a história da CASACOR, um fato verdadeiramente significativo. Ocupamos um parque histórico de São Paulo e mobilizamos mais de 5 mil trabalhadores para entregar uma experiência única ao público, além das 4 instalações artísticas que trouxeram uma conexão singular entre natureza e arquitetura”, destaca André Secchin, CEO da CASACOR.

Os números desta edição da CASACOR São Paulo, que teve como tema central “Semear Sonhos”, impressionam: 97 profissionais entre arquitetos, designers e paisagistas; 96 eventos realizados, incluindo lançamentos; experiências sensoriais, talks e ativações culturais; 120 marcas parceiras de diversos segmentos, como decoração, tecnologia, gastronomia, cultura e arte.

Parcerias estratégicas

A edição contou com importantes colaborações, incluindo parcerias com o Museu das Culturas Indígenas e ICOM – socialtech brasileira líder em serviços de inclusão e comunicação acessível para a comunidade surda, reforçando o compromisso da CASACOR com a diversidade e acessibilidade.

Entre as marcas parceiras destacaram-se: Deca, Tintas Coral, Banco BRB, Peugeot, Operadora Claro, Natura Bothânica, TCL, Duratex, Portinari e Brastemp.

O circuito gastronômico foi um dos grandes destaques da edição, oferecendo uma jornada culinária diversificada com as operações principais Restaurante Mesa Viva, Bar Guilhotina, Forneria San Paolo.

Além de realizar uma exposição de excelência, a CASACOR assumiu um papel fundamental na revitalização do patrimônio histórico do Parque da Água Branca com ações de recuperação – limpeza total dos prédios e higienização das fachadas; investimento de aproximadamente R$ 3 milhões em adequações do bem tombado; instalação de elevadores; instalação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA); e manutenção dos telhados.

Uma pesquisa realizada durante o período da mostra revelou o significativo impacto da CASACOR no entorno do Parque da Água Branca: 72,2% dos estabelecimentos comerciais da região relataram aumento no faturamento; 88,9% dos entrevistados afirmaram que o evento contribuiu significativamente para o prestígio da área; e 95% manifestaram o desejo de que a CASACOR retorne ao parque em futuras edições.

“A superação das expectativas de público, o engajamento das marcas e a resposta extremamente positiva do entorno demonstram que esta foi uma edição verdadeiramente transformadora. A CASACOR segue se reinventando sem perder sua essência: celebrar a criatividade, o morar bem e o diálogo constante com a cidade e a arquitetura”, conclui André Secchin.

A CASACOR São Paulo conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e do Governo do Estado de São Paulo, além do PROAC SP.

Sair da versão mobile