Ícone do site Amor pela casa

Diálogo entre arquitetura, arte e gastronomia inspira restaurante da CASACOR Brasília

Crédito: Júlia Tótoli

Pela segunda vez consecutiva, o escritório Hersen Mendes Arquitetura — premiado e com projetos no Brasil e no exterior — participa da CASACOR Brasília, a maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina.

Nesta edição, os arquitetos e sócios Anastácia Hersen e Matheus Mendes assinam o Cozze Ristorante, um espaço de 250 m² que explora, de forma sensorial e contemporânea, a intersecção entre arquitetura, arte e gastronomia.

Este ano, o evento acontece de 13 de agosto a 12 de outubro, pela primeira vez na Casa do Candango, edifício revitalizado e atualizado para sediar a mostra. Em celebração aos seus 33 anos, a CASACOR Brasília 2025 tem como tema “Semear Sonhos”, inspiração que ecoa no conceito do restaurante.

O Cozze Ristorante representa, por essência, um espaço de pausa, troca e nutrição, tanto física quanto emocional. O ambiente propõe um terreno fértil para encontros, memórias e afetos, semeando sonhos por meio da experiência compartilhada.

“Por se tratar de um restaurante italiano, buscamos referências na cultura e na estética da Itália. As texturas e tonalidades escolhidas evocam uma leitura contemporânea da tradição italiana, transplantada para o contexto urbano de Brasília”, explica o arquiteto Matheus Mendes.

A concepção arquitetônica do espaço explora o contraste entre formas curvas e angulosas por meio de planos e fitas que definem o fluxo e criam diferentes atmosferas. As curvas dão forma à varanda externa e à bancada, resultando em um ambiente convidativo e acolhedor, pensado para estimular a permanência e o prazer de comer.

Crédito: Júlia Tótoli

“Cada configuração foi pensada para oferecer experiências aprazíveis, por meio da geometria, da cor e das texturas. Assim, a proposta estimula uma vivência sensorial, convidando o visitante a transitar por espaços fluidos e expressivos”, completa a arquiteta Anastácia Hersen.

A volumetria sinuosa do projeto, somada ao uso de pedras naturais e artificiais, aponta para uma linguagem contemporânea que equilibra materialidade, organicidade e impacto visual. Um dos destaques é a integração com a natureza do local: o restaurante foi projetado para abraçar uma árvore existente, respeitando e valorizando a vegetação original do terreno.

Sustentabilidade também é pauta do projeto, que adota práticas conscientes como o uso de MDF e iluminação em LED. Materiais como quartzito natural, Silestone, ladrilhos hidráulicos nacionais de processo artesanal, pedras rústicas, porcelanatos e pinturas texturizadas foram combinados para criar contrastes e camadas visuais marcantes.

Crédito: Júlia Tótoli

Entre os elementos autorais do espaço, estão peças exclusivas em marmoraria, bancos construídos in loco e quatro telas criadas especialmente para o ambiente pela artista plástica Victoria Serednicki. Na área externa, uma escultura assinada por Jadir Battaglia traz mais um toque de arte para o espaço. A curadoria inclui também adornos naturais e objetos desenvolvidos por designers e artistas do Distrito Federal, do Brasil e do mundo, reforçando a conexão com a produção criativa local, sem perder o diálogo com o contexto global.

SERVIÇO
33ª CASACOR Brasília
Quando: Até 12 de outubro de 2025
Onde: Casa do Candango – SGAS quadra 603, conjunto A, S/N Brasília
Visitação: Terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h.

Sair da versão mobile