Ícone do site Amor pela casa

Exposição celebra influência africana na cultura e na linguagem

Crédito: Divulgação

Até 14/12, Vitória (ES) recebe a mostra “Línguas africanas que fazem o Brasil”, premiada em SP e agora enriquecida com artistas capixabas.

Herança africana na linguagem brasileira

De 10 de setembro a 14 de dezembro de 2025, o Espaço Cultural Palácio Anchieta, em Vitória (ES), recebe a mostra “Línguas africanas que fazem o Brasil”, primeira itinerância do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. A exposição, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, revela como línguas como iorubá, eve-fom e bantu estão presentes em nosso vocabulário, na música, nos gestos e nas expressões cotidianas.

Experiência estética e poética

Logo na entrada, visitantes são recebidos por palavras de origem africana — como “bunda”, “dendê”, “marimbondo” e “caçula” — impressas em grandes estruturas de madeira, tratadas como obras de arte. A mostra é composta por instalações interativas, esculturas, filmes, registros históricos e peças que unem memória e criação contemporânea.

Entre os destaques estão:

Símbolos, búzios, tambores, turbantes e adinkras completam a experiência.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Artistas locais ampliam a itinerância

A itinerância no Espírito Santo traz ainda a participação dos artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz, reforçando o diálogo entre herança africana e contemporaneidade.

Para Tiganá Santana, “a arte é um idioma que conecta o que foi silenciado ao que insiste em sobreviver. Essa exposição é celebração e tradução de um Brasil profundamente negro”.

Reconhecimento e premiações

Em sua temporada em São Paulo, a mostra recebeu o Prêmio IABsp de Expografia, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Agora em Vitória, a exposição é realizada pelo Instituto Cultural Vale e Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e patrocínio da Vale, via Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço

Línguas africanas que fazem o Brasil

Visitação: Até 14 de dezembro de 2025

Horários: De terça a sexta, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h

Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória – ES

Curadoria: Tiganá Santana

Artistas convidados: Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz

Classificação: Livre

Mais informações: museuvale.org

Sair da versão mobile