Ícone do site Amor pela casa

Mostra da Mestre Artesão recria ideia de refúgio em casa

Construir espaços que continuam dentro de nós é o primeiro ritual para manter o bem-estar como protagonista. Esculturas de luz "Solstício" para um equilíbrio contemplativo, de Camilla D'Anunziata. | Crédito: Ruy Teixeira

Até 13 de setembro, a Mestre Artesão apresenta em São Paulo a mostra “Refúgios Urbanos”, com curadoria de Ricardo Gaioso.

A casa como refúgio no ritmo urbano

Inspirada no conceito de refugium — “lugar para onde se foge” — a Mestre Artesão estreia sua primeira mostra de design em São Paulo. Com curadoria do diretor criativo Ricardo Gaioso, “Refúgios Urbanos” propõe a casa como espaço de abrigo, proteção e reconexão, recriando a sensação de férias sem sair do cotidiano.

Um percurso imersivo no morar contemporâneo

Apresentada de 3 a 13 de setembro de 2025, no espaço FLO Atelier Botânico, em Pinheiros, a mostra convida o público a um percurso por três ambientações internas e externas, pensadas como laboratórios de ideias sobre a casa como construção cultural, política e sensorial.

“O habitar como um ato de autointerpretação e um fragmento do mundo que nos cerca” – Ricardo Gaioso

A cenografia assinada pelo FLO Atelier Botanico materializa esse conceito em uma narrativa imersiva.

Designers convidados e coleções apresentadas

Seis criadores foram selecionados para compor a mostra, cada um trazendo uma interpretação única da ideia de refúgio:

Daedalus de Marcelo Stefanovicz, com tapeçaria assinada por Paola Müller, compõe o cenário de casas de grandes metrópoles urbanas, superfícies amplas, linhas arquitetônicas, ruído que poderia ser melodia. | Crédito: Ruy Teixeira
Com linhas precisas e estrutura racional, a Coleção Zig de Carolina Starke é composta de cadeira que possui ângulos retos que definem a silhueta minimalista da estrutura e criam um diálogo direto entre pernas, braços e encosto, que se encontram sempre em 90 graus. | Crédito: Ruy Teixeira
Se o tempo realmente existe, o fuso horário daqui não pode ser medido em ponteiros. O sol se estende até tarde da noite. Linha Bossa, de Bruno Niz, com tecidos assinados por Paola Müller. | Crédito: Ruy Teixeira.

A Mestre Artesão e seu compromisso

Com 17 anos de trajetória, a Mestre Artesão consolidou-se como referência em mobiliário para áreas externas e além, unindo design autoral, artesanato e sustentabilidade.

Na produção, todos os resíduos de alumínio são reciclados, retalhos de fibra sintética reaproveitados e sobras de corda náutica doadas a instituições de artesanato. A madeira cumaru utilizada possui certificação do IBAMA, reforçando o compromisso ambiental da marca.

Serviço

Refúgios Urbanos – Mestre Artesão

Sair da versão mobile