Ícone do site Amor pela casa

Mostra inédita reúne série Animais de Wanda Pimentel

Wanda Pimentel_Sem título, da série Animais Preto_Branco_ Untitled, from the Black_White Animals series]_Ph Eduardo Ortega_DDM.

Até 25/10, a Carpintaria (RJ) recebe a mostra “Wanda Pimentel – Percurso em Preto e Branco”, com desenhos inéditos da série Animais.

Primeira mostra após seu falecimento no Rio

De 16 de agosto a 25 de outubro de 2025, a Carpintaria, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, apresenta “Wanda Pimentel – Percurso em Preto e Branco”, a primeira exposição da artista em sua cidade natal desde sua morte, em 2019.

A mostra reúne pela primeira vez a série Animais, um conjunto de desenhos em preto e branco realizados entre 1965 e 1967, nos primeiros anos da carreira da artista.

A série Animais

Com traços vigorosos e paleta restrita, Wanda retratou besouros, cangurus, tatus, tartarugas, morcegos, girafas, corujas e macacos. Algumas figuras são reconhecíveis, outras inventadas, sempre em meio a emaranhados gráficos e rabiscos pulsantes.

Essas obras revelam uma fase experimental e caligráfica, marcada pela ocupação intensa da superfície do papel — em contraste com a produção posterior, geométrica e de espacialidade rigorosa.

Para a historiadora da arte Vera Beatriz Siqueira, em ensaio para a mostra:

“Em Wanda, os animais parecem afirmar a base gráfica e a posição central conferida à linha, ao mesmo tempo que anunciam a questão temática e plástica do ‘envolvimento’, das relações entre criaturas, objetos e seus ambientes — centrais em seu trabalho”.

Wanda Pimentel_Macaco, da série Animais Preto_Branco_ Monkey, from the Black_White Animals series_Ph Eduardo Ortega_DDM.
Wanda Pimentel_Sem título, da série Animais Preto_Branco_ Untitled, from the Black_White Animals series]_Ph Eduardo Ortega_DDM.

Relevância internacional

Parte da obra de Wanda Pimentel vem recebendo destaque em instituições de prestígio. Sua tela da série Envolvimento (1969) foi incorporada ao acervo do MoMA em Nova York e exibida em 2024 na mostra Vital Signs: Artists and the Body. Atualmente, a artista também integra a exposição Pop Brasil: Vanguarda e Nova Figuração, 1960-70, na Pinacoteca de São Paulo.

Sobre a artista

Nascida no Rio de Janeiro em 1943, Wanda Pimentel construiu uma linguagem marcada por formas geométricas rígidas, superfícies lisas e crítica sutil ao isolamento social e político durante a ditadura militar. Embora associada à Pop Art, sua produção se distancia do tom celebratório, carregando ambiguidade e densidade crítica. Suas obras integram acervos de grandes museus, como MoMA (Nova York), MASP (São Paulo), MALBA (Buenos Aires), MAC Niterói e MAM Rio.

Serviço – Wanda Pimentel: Percurso em Preto e Branco

Período: Até 25/10/2025

Visitação: terça a sexta, das 10h às 19h | sábados, das 10h às 18h

Local: Carpintaria – Rua Jardim Botânico, 971, Rio de Janeiro

Informações: fdag.com.br | Instagram: @carpintaria.rj

Sair da versão mobile