Ícone do site Amor pela casa

QuintoAndar projeta Galeria e Cozinha Mineira na CASACOR MG 2025

Crédito: Jomar Bragança

Na festa de comemoração dos 30 anos da CASACOR MG, a cozinha mineira não poderia ficar de fora! A mostra acontece em um edifício de suma importância histórica para a capital mineira: o Instituto Metodista Izabela Hendrix, construído 1941 (sede da PUC Lourdes).

O projeto da Cozinha e da Galeria QuintoAndar, que dá acesso aos ambientes, é do escritório Balsa Arquitetura, dos arquitetos Paulo Augusto e Sarah Floresta.

GALERIA

A Galeria, espaço que articula o fluxo de toda a mostra, é um corredor com papel de passagem e permanência, um lugar que se visita várias vezes, mas que nunca é o mesmo. Para dar dinamismo à experiência, os arquitetos propuseram uma narrativa cromática em degradê, que acompanha o visitante ao longo do percurso. “Trabalhamos a partir da paleta de cores do QuintoAndar, transitando do amarelo ao azul profundo”, explica Paulo. A escolha cria uma gradação visual que transforma o ambiente a cada retorno, convidando a um novo olhar. Essa sequência de cor também conduz à Cozinha, ao final da galeria, onde as pontas do degradê se encontram — armários azuis e paredes amarelas materializam a fusão cromática.

Crédito: Jomar Bragança

COZINHA

Para a Cozinha QuintoAndar, os arquitetos criaram uma composição que une o contemporâneo ao afeto. A cozinha é o coração da casa mineira, onde a vida acontece, onde as conversas importam. Os arquitetos partiram dessa premissa para criar um espaço real e pulsante, com objetos e texturas que revelam uma casa vivida.

O grande armário azul escuro organiza toda a área funcional, com portas em chapa perfurada que permitem vislumbrar o interior: um gesto de sinceridade doméstica, que revela a casa como ela é. Embutido nele, um nicho de mármore branco abriga pia, calha úmida, fogão, coifa, forno e geladeira. No centro, uma mesa de jantar terracota modelo Pilar, acompanhada de seis cadeiras Orla da Lider Interiores, com estrutura na cor ferrugem e tecido preto e branco, convida ao encontro.
Na lateral do ambiente foi criado um jardim interno, sendo que parede e piso foram revestidos com a Pastilha Eco Round Snow White, da Vidro Real, feita em vidro reciclado com acabamento fosco. Vasos cerâmicos com ervas e espécies tropicais tornam esse espaço um respiro verde e sensorial.

Do lado oposto ao armário, um buffet da Lider Interiores organiza o serviço do jantar. Acima dele, uma curadoria de obras de arte acessíveis, em variados tamanhos e artistas, traz o espírito de uma casa real — com memória, coleção e afeto. Ao lado, um nicho com estante em marcenaria reúne objetos simbólicos que contam histórias dos moradores imaginados.
Além das obras de arte, o espaço é permeado por objetos de design mineiro, criados por nomes como Cultivado em Casa, Iludi Design, Estúdio Veste, Olavo Machado Neto e Estúdio Dentro — reforçando o diálogo entre produção autoral, identidade local e o cotidiano.

No piso da cozinha foram utilizados dois tons de cerâmica Lepri: Brick Invecchiatto Champagne e Brick Invecchiatto Avelã, ambos no formato 7×23 cm, em uma composição listrada de marrom e terracota, trazendo memória tátil e visual aos revestimentos. A textura natural da cerâmica evoca os pisos das casas que frequentamos na infância, com um toque acolhedor, distante da frieza dos materiais sintéticos.

Sair da versão mobile